Dislexia
A dislexia é definida como um problema de aprendizagem da leitura e da escrita. É uma dificuldade em aprender a ler e escrever, apesar de adequada inteligência e oportunidade de ensino. Ocorre em 3 meninos para cad
Causa da Dislexia
A história familiar é um dos fatores de risco mais importantes: 23 a 65% as crianças disléxicas têm um parente com dislexia.
Características da dislexia
- Apresenta dificuldades ao ler, escrever, soletrar;
- Demora a aprender a falar, a fazer laços nos cadarços do sapato, a reconhecera as horas, a pegar e a chutar uma bola;
- Apresenta dificuldade em ordenar as letras do alfabeto, os meses do ano, os dias da semana, sílabas das palavras compridas;
- Dificuldade em distinguir direita de esquerda;
- São caracterizados por um índice de inteligência normal ou acima da média;
- Têm iguais oportunidades educativas que as demais crianças da sala de aula;
- Não apresentam problemas de visão e audição;
- Condições afetivas adequadas pelos familiares;
- Conhecido como uma dificuldade inesperada, ou seja, não aparentemente a criança não possui motivo para ter a dificuldade;
- Dificuldade de concentração e períodos de atenção mais curtos;
- Dificuldade de memória
- Falta de organização de materiais;
- Não demonstram prazer na leitura;
- Falta de habilidade manual;
a menina.
Manifestações na leitura e na escrita
- Inversão total ou parcial de palavras e números (ex: sol – los);
- Substituição de palavras por outras de estrutura mais ou menos similar ou criação de palavras com significado diferente (ex: travessa – atravessava);
- Adições ou omissões de sons, sílabas ou palavras;
- Dificuldade em soletrar e escrever corretamente;
- Limitações na leitura e escrita, com muitos erros ortográficos e uma qualidade da caligrafia bastante deficiente;
- Dificuldade na compreensão de textos;
- Velocidade de leitura mais lenta, com omissões de linhas do texto e/ou sons;
- Confusão de letras com escrita parecida, mas com diferente orientação no espaço (ex: b e d; ajuda – aduja);
- Dificuldade em diferenciar letras que possuem um ponto de articulação comum e cujos sons são acusticamente próximos (ex: d – t);
- Problemas na distinção entre a direita e a esquerda e dificuldades de coordenação de motora;
A constatação de que uma criança é possui dislexia provoca ansiedade tanto na família quanto na escola.
Na adolescência a dislexia pode vir acompanhada de problemas de comportamento, problemas com trabalho e de relacionamento com outras pessoas, pela falta de inclusão social e profissional dessa população, além de “marcas” em sua vida pela dificuldade escolar, o que pode acarretar em abandonar a escola.
Orientações Importantes para pais e professores de crianças com Dislexia e Distúrbio de Aprendizagem:
- O progresso, mesmo que pequeno, tem de ser observado e apreciado (importância do elogio para a auto- confiança).
- Concentrar-se nas capacidades e não nas incapacidades.
- O melhor ensino possível para essas crianças é na sala de aula normal, juntamente com outras crianças e com um professor que compreenda seus problemas e organize suas aulas de tal maneira que a ajuda/ orientação externa possa ser dada quando for preciso.
- Preferencialmente, o professor deve utilizar um programa de linguagem bastante estruturado e fazer uso de todos os canais sensoriais: audição, visão, memória, tato etc, tanto na escrita quanto na leitura; o que é chamado de ensino multissensorial.
- Focalize sempre o que ele faz melhor e encoraje-o a fazê-lo;
- Faça elogios por ele tentar fazer algo que considera difícil, e não o deixe desistir;
- Ressalte sempre as respostas corretas e não as erradas, valorizando seus acertos.
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