quarta-feira, 22 de junho de 2011

O papel profissional do coordenador pedagógico

O papel profissional do coordenador pedagógico



O objetivo do Além das Letras é investir na formação das equipes técnicas das Secretarias de Educação para que esses formadores locais invistam, por sua vez, nos coordenadores pedagógicos das unidades escolares, contribuindo para a constituição de espaços de formação permanentes. O foco maior do Programa Além das Letras é, portanto, o coordenador pedagógico. Nós temos o desafio de ajudá-lo a redimensionar sua função na escola para que compreenda seu papel na coordenação de um projeto de formação com conteúdos claros e consistentes, visando a formação de seus professores. Para muitos municípios participantes da rede, essa proposta de formação permanente é nova. Ela vai exigir uma reorganização da Secretaria de Educação quanto aos papéis destinados aos formadores locais. Não é uma tarefa fácil e temos clareza que exigirá, em muitos casos, um tempo de reflexão da equipe e negociações internas para efetivar mudanças necessárias.

Sabemos que em alguns lugares existe uma cultura escolar em que o coordenador assume muitas atribuições administrativas, pois recebe uma demanda enorme de tarefas. Não sobra tempo para se dedicar à formação dos professores e, muitas vezes, o coordenador não é reconhecido como um formador.

Por este e por outros motivos, há muitas situações em que, para cumprir minimamente sua responsabilidade junto aos professores, os coordenadores adotam uma linha mais prescritiva, dizendo aos professores o que eles precisam fazer, entregando o planejamento pronto, explicando demandas, mas sem incorporar na sua ação os saberes dos professores. Sem dúvida, esta situação torna o professor muito dependente, sem autoria. Isto evidentemente não o ajuda a se tornar um profissional pesquisador, reflexivo e autônomo, qualidades exigidas de um educador contemporâneo.


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