terça-feira, 4 de janeiro de 2011

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

ASPECTOS A SEREM TRABALHADOS PELOS PAIS E PROFESSORES:
Para se trabalhar as dificuldades apontadas pelo educando, faz se necessário que pais e educadores juntem-se com o objetivo de sanar as defasagens apontadas pela criança.
Aos professores compete:
•Estimular o potencial motor e intelectual do aluno, por meio de estratégias que visem à recuperação dos conteúdos escolares;
•Desenvolver responsabilidades próprias principalmente em relação á obrigações escolares;
•Práticas educativas combinadas com afeto positivo e controle;
•Regras claras e consistentes;
•Participação ativa da criança;
•Provisão de experiências variadas, significativas e interessantes;
•Reciprocidade na interação, sensibilidade e disponibilidade;
•Motivá-lo constantemente para sentir com capacidade para enfrentar qualquer desafio;
•Promover um ambiente com regras, limites, compreensão, confiança, valorização do potencial;
•Trabalhar aspectos emocionais internos, minimizando, ansiedade, insegurança, principalmente diante de situações inesperadas;
•Oferecer recursos que enriqueçam o processo educativo;
•Melhorar a comunicação afetiva social na relação ensinante aprendente;
•Reforço paralelo e contínuo.

Aos pais compete:
•Ler para o filho e ouvir o filho ler;
•Demonstrar sentir prazer na companhia do filho;
•Disponibilizar materiais educacionais variados e adequados à faixa etária;
•Envolver em questões escolares do filho;
•Perguntar da escola e o que fez nela;
•Estimular a conversação, dialogar;
•Ser mediador, interagir;
•Favorecer um clima calmo;
•Promover um ambiente com regras, limites, compreensão, confiança, valorização do potencial;
•Rever as atitudes em relação á criança;
•Não criar expectativas em relação ao desempenho escolar da criança;
•Estimulá-lo positivamente valorizando suas conquistas, por menores que sejam;
•Proporcionar oportunidades para que possa expressar suas opiniões e idéias;
•Receber aprovação dos pais e outras pessoas que convive, respeitando seu tempo e ritmo;
•Estabelecer regras e hábitos de rotina em casa e na escola;
•Organizar-se em todos os aspectos;
•Criar o hábito de leitura e estudo diário;
•Promover maior aproximação paterna;
•Continuar mostrando que o não faz parte da vida, estabelecendo regras e limites;
•A linguagem da figura materna e paterna deve se mantida;
•Dosar tempo diante da TV;
•Olhá-lo como alguém;
•Acompanhamento de um fonoaudiólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário